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Centro de Operações de Segurança (SOC): funções e desafios

by Equipe de Comunicação Solo Iron | Nov 19, 2024
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O Centro de Operações de Segurança (SOC) é formado por profissionais de segurança cibernética que monitoram, detectam, analisam e investigam ameaças cibernéticas em busca de sinais de incidentes que impactem nas operações. Para isso, redes, servidores, computadores, sistemas, aplicativos, bancos de dados e dispositivos conectados são continuamente monitorados. Além disso, a equipe SOC também analisa feeds, cria regras de segurança, identifica exceções, busca por novas vulnerabilidades e aprimora a resposta aos incidentes. 

Ou seja, o Centro de Operações de Segurança lida com problemas de segurança em tempo real e visa implementar formas de tornar a postura de segurança da organização mais eficiente. Sua atuação garante respostas mais rápidas, resolvendo problemas de segurança cibernética antes que se tornem um problema mais complexo. Também melhora a confiança dos clientes ao atuar para proteger suas informações e torna a gestão de custos mais aprimorada, já que a equipe garante que as ferramentas corretas sejam utilizadas. 

Responsabilidades do Centro de Operações de Segurança

O foco do SOC é proteger a organização contra ataques cibernéticos. Para isso, a equipe precisa estar atenta a uma série de responsabilidades para tornar o gerenciamento de incidentes de segurança mais eficaz. 

Investigação de incidentes

Entre as responsabilidades do SOC está a investigação de incidentes cibernéticos. A equipe recebe diversos alertas que precisam ser analisados para que ataques reais sejam identificados. Por isso, os analistas de SOC investigam para determinar se um determinado ataque é real ou foi fruto de um falso positivo. 

Triagem de incidentes

Nem todos os incidentes apresentam o mesmo grau de gravidade. Cabe ao SOC fazer uma triagem do impacto de cada incidente para priorizar os recursos necessários para sua resolução. Dessa forma, o SOC otimiza a utilização dos recursos e minimiza o efeito que o risco irá causar. 

Coordenar a resposta a incidentes

A resposta a incidentes envolve diversas partes interessadas e ferramentas diferentes. O Centro de Operações de Segurança orquestra o processo para garantir que as pessoas e ferramentas certas atuem de forma integrada para que a remediação seja bem-sucedida e completa. 

Gerenciar ameaças e vulnerabilidades

Em um cenário de ameaças em constante transformação, o SOC precisa gerenciar ameaças e vulnerabilidades recentes, acompanhando novos ataques e tendências de segurança de dados para garantir que os sistemas e a estratégia de segurança cibernética estejam atualizados e preparados para detectar possíveis ataques. 

Gerenciamento de patches

Explorar vulnerabilidades é um dos vetores de ataque mais utilizados por criminosos cibernéticos. Por isso, o SOC precisa atuar na identificação, aplicação e testes de patches para identificar sistemas, softwares e aplicativos vulneráveis. 

Gestão de infraestrutura

Com o cenário de ameaças cibernéticas e as redes evoluindo, novas soluções de segurança são necessárias para garantir a proteção de dados. O Centro de Operações de Segurança é o responsável por identificar, implantar, configurar e gerenciar essa estrutura de segurança, garantindo sua eficiência. 

Gestão de tíquetes e comunicação

Como a equipe SOC também faz parte da TI, muitas vezes, os analistas podem ser chamados para fornecer suporte aos usuários da organização. Além disso, o setor precisa desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz para lidar com usuários e lideranças não especializadas em segurança cibernética, comunicando eficazmente custos envolvidos com a estratégia de segurança, por exemplo. 

Desafios do Centro de Operações de Segurança

Como acontece com outras funções da área de TI, algumas vezes, o SOC não tem a capacidade ou os recursos necessários para lidar com suas responsabilidades com eficiência, entre esses desafios, alguns se destacam: 

Falta de pessoal com as competências necessárias

O setor de segurança cibernética, assim como outras áreas relacionadas à TI, enfrenta uma falta de profissionais com as habilidades necessárias para lidar com a proteção de dados. Portanto, é extremamente crítico para as organizações encontrar e reter esse funcionário. 

Eliminar falsos positivos

Como citado acima, o número de alertas de segurança pode tornar o trabalho do SOC um desafio. No meio dos milhares de alertas recebidos, apenas uma fração é uma ameaça real. Cabe aos analistas de SOC verificar logs e alertas para identificar ameaças em potencial, consumindo tempo e recursos. 

Reduzir o impacto nas operações

Junto com a análise de alertas, o SOC precisa atuar para que ataques reais sejam identificados e eliminados ao mesmo tempo em que garante que a operação continue normalmente. 

Resposta rápida a incidentes

Quanto menos tempo um invasor tiver acesso à rede, menor será o impacto, os custos e os danos causados, exigindo que o SOC identifique rapidamente ataques e responda de forma eficaz para minimizar o impacto nas operações. 

Visibilidade e integração de dados

A visibilidade da rede é um desafio para a equipe SOC e isso é agravado pelo uso de uma variedade de soluções de segurança cibernética que não conversam entre si. Dessa forma, a visibilidade da rede é prejudicada, resultando em uma detecção e resposta menos eficaz aos incidentes. 

Como superar a falta de recursos

Muitas empresas não contam com os recursos de pessoal e tecnológicos necessários para lidar com esses desafios corretamente. Por isso, a melhor maneira de superar a falta de recursos é contar com o apoio de um provedor de serviços gerenciados de segurança cibernética, garantindo a tranquilidade de que as operações não serão impactadas no caso de um ataque cibernético bem-sucedido. 

Para isso, a Solo Iron oferece soluções gerenciadas de proteção de endpoint e firewall baseados nas mais completas ferramentas de segurança do mercado. Com o Iron Endpoint Protection e o Iron Human Firewall, a Solo protege as organizações contra ameaças cibernéticas e ataques direcionados, garantindo a gestão, suporte e manutenção das soluções. Além disso, a Solo possui um SOC dedicado, Iron Security Center, proporcionando monitoramento contínuo e resposta a incidentes em tempo real.

A Solo Iron oferece acesso a uma equipe técnica qualificada e certificada pelos fabricantes para a proteção dos clientes por meio da implementação das melhores práticas de segurança cibernética disponíveis, prevenindo e resolvendo ameaças digitais. 

Além disso, as soluções disponíveis atendem às mais diversas empresas, não importando o setor de atuação ou porte. As soluções gerenciadas de segurança cibernética da Solo Iron atendem exatamente às necessidades de cada empresa, permitindo a fácil adaptação à demanda por recursos, permitindo que a empresa pague apenas pelo que realmente usou. Entre em contato e saiba mais sobre as soluções. 

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