by
Equipe de Comunicação Solo Network
| Dec 11, 2024
A busca incessante por um crescimento sustentável é facilitada pela adoção de iniciativas e processos mais eficientes para otimizar custos. Ao gerenciar cargas de trabalho na nuvem do Azure, a adoção das melhores práticas em FinOps se torna essencial para manter a transparência e o controle financeiro, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão de recursos.
Garantir a sustentabilidade dos negócios na nuvem não está relacionado apenas a reduzir os custos ou está atrelada ao uso dos recursos, mas também exige das empresas tomar decisões comerciais mais inteligentes e alinhadas à estratégia de negócios que facilitem que os objetivos comerciais sejam alcançados.
No entanto, para conhecer o impacto das operações na nuvem nos negócios, é preciso ter acesso a dados e ferramentas que consigam analisar essas informações com precisão. Se no local, a alocação de orçamento contribui para tornar o gerenciamento de custos mais eficaz, na nuvem, o poder de computação disponível permitiu que a TI provisionasse os recursos da forma que desejasse, tornando o gerenciamento de custos um caos.
Escalabilidade, flexibilidade e agilidade se tornaram itens básicos para qualquer organização, mas isso também fez a gestão de custos mais complexa, tornando a visibilidade dos gastos na nuvem menos intuitiva. O resultado é que o uso dos recursos na nuvem tornou os custos descontrolados para muitas empresas.
Entendendo o FinOps para a nuvem
A implementação de práticas de FinOps para o gerenciamento de custos com a nuvem contribui para tornar o uso dos recursos disponíveis mais eficiente e econômico, promovendo uma cultura de responsabilidade financeira e transparência ao fazer cada equipe ser responsável pelos próprios custos na nuvem.
O FinOps permite a identificação e eliminação de desperdícios, garantindo que os recursos do Azure sejam utilizados de forma eficiente, incluindo o dimensionamento de recursos, desligar instâncias não utilizadas e escolher os tipos de instâncias mais econômicas.
Além disso, o FinOps entrega uma visão clara dos gastos na nuvem por meio de ferramentas como o Azure Cost Management, que monitora e relata os custos para permitir que a área de TI tome decisões mais inteligentes, contribuindo para a previsão e o planejamento dos gastos futuros, evitando surpresas desagradáveis no orçamento.
O FinOps faz com que os investimentos em nuvem estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização, permitindo o crescimento sustentável dos negócios e garantindo a otimização dos do uso dos recursos na nuvem, reduzindo custos, melhorando a eficiência e, ainda, contribuindo para que a empresa adote práticas mais sustentáveis, como a redução do consumo de energia e das emissões de carbono.
Princípios do FinOps para otimizar gastos com a nuvem do Azure
As práticas de FinOps para o Azure são baseadas em um conjunto de princípios que otimizam os gastos com a nuvem e garantem o crescimento sustentável dos negócios:
Colaboração entre equipes
Como citado acima, o FinOps visa tornar cada equipe responsável pelos seus custos com a nuvem. Isso garante uma colaboração contínua entre as áreas de finanças, operações e TI para alinhar o uso da nuvem às metas dos negócios.
Decisões baseadas em valor
Buscar um crescimento sustentável exige que as decisões sejam tomadas de acordo com o valor comercial da nuvem do Azure. Por isso, as empresas precisam definir KPIs que impulsionem essa prática e permitam tornar as decisões mais informadas.
Propriedade da nuvem
Todas as equipes precisam assumir a propriedade do uso da nuvem e implementar um sistema que permita o monitoramento robusto dos recursos, facilitando o rastreamento de custos e a responsabilização. O Azure permite automatizar processos de dimensionamento, garantindo a utilização eficiente dos recursos.
Acessibilidade instantânea aos dados
As informações coletadas pelo FinOps devem ser acessados facilmente por todos, garantindo o monitoramento, a análise e a previsão de despesas da nuvem. Com isso, é possível identificar áreas que podem ser melhoradas.
Políticas e treinamento
Para tornar o FinOps mais eficaz, a organização deve implementar políticas financeiras claras e transparentes e uma cultura de conscientização de custos para conquistar um crescimento sustentável. Educação e treinamento sobre as melhores práticas de gerenciamento de custos na nuvem são críticas para alcançar esse objetivo.
Como garantir o crescimento sustentável dos negócios
Para garantir um gerenciamento de custos na nuvem realmente eficaz, a empresa precisa começar a analisar seus custos, identificando os drivers de gasto e possíveis economias. Com isso, é possível definir metas para otimizar esses custos com maior eficiência.
O assessment do Solo FinOps, consultoria oferecida pela Solo Network para empresas que buscam otimizar custos e recursos de nuvem, avalia o ambiente cloud da organização e fornece recomendações para a otimização eficiente e segura do consumo dos recursos.
Com isso, auxilia na criação de uma estratégia de governança de custos robusta, com limites de orçamento bem definidos e implementando as medidas de controle de custos para tornar o gerenciamento de custos proativo.
O Solo FinOps identifica e elimina gastos desnecessários, otimiza a utilização de recursos e previne contra desperdícios na nuvem. Com uma visibilidade aprofundada sobre os gastos em nuvem, sua equipe de TI passa a ter uma compreensão detalhada das despesas, tornando a tomada de decisões mais fácil e eficaz.
Com isso, pode estabelecer orçamentos claros, monitorando com precisão os gastos em nuvem e a previsão de custos. Assim, passa a utilizar os recursos em nuvem com maior eficiência, otimizando a escalabilidade e alinhando os recursos com as necessidades da empresa para garantir um crescimento sustentável dos negócios.
Ao implementar as práticas de FinOps com o apoio da Solo Network, sua empresa pode promover uma cultura de responsabilidade financeira e, ao mesmo tempo, otimizar o uso dos recursos em nuvem, aumentando a eficiência operacional geral. Com isso, não apenas consegue conquistar um controle total e realista sobre os custos em nuvem, mas também pode transformar as decisões técnicas para atuarem em consonância com os objetivos de negócios e com o melhor uso da plataforma Azure.
À medida que os cenários tecnológicos evoluem, preparar a empresa para atuar de maneira proativa frente a essas mudanças e desafios é vital para o crescimento sustentável, e a Solo Network pode contribuir para que essa jornada seja a mais tranquila possível. Conheça o Solo FinOps e maximize o potencial da nuvem do Azure, otimizando os recursos e os custos. Entre em contato hoje mesmo.